Art&Dança

Site name

Art Online

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia e pela necessidade de isolamento, o que trouxe uma explosão de arte virtual. Corpos pandêmicos e artistas inquietos produziram inúmeros trabalhos e experiências únicas de forma online. Mas antes mesmo disso tudo virar esse mar virtual, a Art já produzia experimentos coreográficas para a internet.

O primeiro trabalho para o ambiente virtual foi o projeto Nolstalgic que resultou em uma série de vídeos. O projeto foi iniciado em 2007 por Eduardo Menezes no qual trazia a idéia do dançar em lugares não comuns. Cada vídeo um local diferente e com artistas diferentes. Tendo encerramento em Angola onde se dançava pela casa inteira.
Em 2013 tivemos Eduardo Richa com o vídeo dança I’m the Best com as bailarinas Mariana Silva e Carini Pereira. O vídeo foi gravado no terraço de um prédio ao som pop de 2NE1.
Ainda em 2013, Fabiana Saikoski e Carini Pereira foram convidadas por Cecília Rodrigues a integrar um espetáculo de tango com uma proposta coreográfica de TANGO CONTEMPORÂNEO.

O trabalho resultou no videodança Orango Tango com produção da PyraFilmes.

2017 a Art ocupou patrimônios culturais de Canoas e a artista Débora Duarte produziu um vídeodança junto às bailarinas Annanda Araújo, Carol Fossá e Carini Pereira chamado Here.

“Mulheres no topo” sempre foi uma das lutas que atravessam nossa arte, em 2018 reunimos mulheres da cena das danças urbanas e criamos o vídeo A revolução será feminista ou não será. Obra dirigida pela artista Débora Duarte.

2019 as bailarinas Annanda Araújo, Carol Fossá e Débora Duarte ocuparam mais uma vez as ruas de Canoas e produziram o vídeo Não sou sem nós.

Logo no início da pandemia em 2020, quando nos deparamos com a necessidade real de isolamento, surgiu o vídeo artístico Por Hora, integrando a proposta do @poemasvivosss. Cada um nas suas casas, os artistas Carini Pereira, Eduardo Menezes, Mickael Ramos e Wil Freitas, expressam o corpo limitado a este espaço. Com edição e finalização de Gabriela Policarpo e texto de Eduardo Menezes declamado por Wil Freitas.

Manifesto Ação - Vídeo criado em dezembro de 2020 na intenção de iniciar um diálogo com a cidade aparentemente vazia. Contato prematuro que buscou reconhecer este espaço de comunicação com transeuntes. Mulheres protagonistas de suas vidas com desejo de artistar em conjunto para manifestar. O que será de agora para depois? Como a arte afeta as pessoas que são obrigadas a circular? Quando vamos garantir segurança ao direito de vida? O que pode uma artista?

Performers – Letícia Dallagnol, Kynaê Narciso, Izis Abreu, Joice Rossato, Carini Pereira.

Proposto por Carini Pereira.

Captação de imagens por Adriano Dplay.
Edição e finalização por Fernando Faleiro.