Art&Dança

Site name

Museu Art & Dança

Museu Art&Dança

A Art&Dança foi fundada em 1996 por um grupo de amigos com interesse comum pela arte da dança. Ocupando uma sala comercial cedida gentilmente por Maria Inez Velho Colares, mãe da Cristina Pereira – sendo esta uma das fundadoras, ao lado de Nara Lopes e Inajara Alves – começaram a oferecer aulas de diversas modalidades de dança na cidade de Canoas. Este fazer, marcado pela verdade e dedicação, foi agregando cada vez mais pessoas que sintonizavam com a proposta do espaço cultural que crescia na cidade.

Os grupos de dança ali atuantes, produziam criações coreográficas e se apresentavam em eventos na comunidade. Com um trabalho cada vez mais sólido, as coreografias foram ganhando notoriedade nos festivais locais em que participavam, e como forma de incentivo, os bailarinos recebiam aulas sem nenhum custo. Foi neste ambiente acolhedor que as pesquisas em dança se intensificaram, onde os bailarinos e novos coreógrafos se sentem à vontade para experimentar, criar e expressar suas aspirações.

Neste contexto, com a Art&Dança cada vez mais profissional, as coreografias do grupo adulto conquistaram premiações em festivais maiores, a exemplo do prêmio de coreografia destaque no Porto Alegre em Dança, maior festival de dança do Rio Grande do Sul, em 2005.

Desde 2007 o reconhecimento da produção artística ficou evidente com a sequência de premiações no maior festival de dança do mundo, o Festival Internacional de Dança de Joinville, chegando a receber sua marca na calçada da fama do evento com o título de coreógrafo revelação a Eduardo Menezes em 2007.

Com as produções artística em constante desenvolvimento, os artistas buscaram novas formas de atuação - além de aulas regulares, workshops, apresentações em evento, participação em festivais - a Art&Dança inicia seus projetos autorais concorrendo em editais de fomento à arte. Um dos projetos de maior destaque, Consequências do Som, recebeu o concorrido prêmio de financiamento a dança Rumos Itaú Cultural em 2009.

Sempre atenta às demandas sociais, a Art&Dança também atua realizando performances e intervenções culturais dialogando com a sociedade no ambiente urbano, e soma parcerias juntamente à classe artística para realização de projetos na comunidade.

Em 2020, em função do cenário pandêmico, a atenção às formas de atuação artística em ambiente virtual se intensifica, e através de aulas realizadas à distância, eventos realizados em formato de lives e exibição de videodanças autorais, a arte consegue manter sua expressão.

Neste cenário atual, em 2021, a Art&Dança realiza o projeto Museu Virtual Art&Dança, e convida você a conhecer mais detalhes da nossa história e da nossa arte.

Bem vindes!

A Art&Dança é feita por pessoas

A Art&Dança é feita de pessoas, sempre foi assim... Art&Dança é arte livre!”

Cristina Pereira, fundadora da Art&Dança

"Uma artista muito conhecida um dia falou: "eu não estou interessada em saber como as pessoas se movem, eu estou interessada em saber o que as movem". Se essa artista, chamada Pina Baush me perguntasse o que move a Art&Dança, eu diria: Pluralidade; Revolução e Afeto. É com a potência dessas palavras que a Art criou 25 anos de história na dança."

Débora Duarte, artista pesquisadora da Art&Dança
Image

Como forma de agradecer às pessoas que construíram a história da Art&Dança, preparamos esta sequência de lives para conversar com artistas que escreveram essa história.

A anfitriã Carini Pereira recebeu cada convidade com muito afeto e performance!

Confira as lives e sinta-se um pouco mais próximo da nossa história com esse bate-papo descontraído, que fala dos bastidores, das relações, das adversidades e principalmente sobre como é possível fazer acontecer se tem verdade pulsando no nosso ser.

Fica o agradecimento à "fórmula de Crix" (spoiler das lives!) que propiciou esses encontros e fazeres artísticos de manifestação ímpar.

Live com Cristina Pereira
Live com Cristina Colares

Nesta live Carini conversa com Cristina Pereira, idealizadora e fundadora da Art&Dança.
Abrindo os trabalhos para esses encontros, uma conversa com ela, que impulsiona os corpos dançantes que cruzam, atravessam a vida dela, das diversas formas.
Te agradecemos @tinacolares2020 por todo carinho, toda força que segues dando e por ser raiz forte dessa estrutura e dessa história.
"O meu futuro é uma resposta do meu presente" Tina.

Por @pereiracarini .

Assista

Live com Fernando Faleiro
Image

Nesta live Carini conversa com Fernando Faleiro, artista colaborador da Art&Dança.
Que afago no coração ouvir como e onde a Art&Dança reflete na vida desse artista.
Que memória boa, cada detalhe fundamental para enriquecer nosso projeto. Memória viva e intensa.
Te agradecemos @faleiro.fernando por trazer essa perspectiva de Art para esse espaço, grupo, entidade (risos?).
Seguimos em união.

Por @pereiracarini

Assista

Live com Carol Fossá
Live Carol

Nesta live Carini conversa com Carol Fossá, artista colaboradora da Art&Dança.
A menina artista que desperta seus saberes com o passar do tempo e compartilha alegria no modo descontraído de levar a vida e fazer rir.
Essa é a @carolfossa artista potente que cresce e toma seu espaço.
Arteira por carregar na bagagem essa história, a nossa história.
Gratidão Carol, seguimos em união!

Por @pereiracarini

Assista

Live com Eduardo Menezes
Live com Eduardo Menezes

Nesta live Carini conversa com Eduardo Menezes, artista colaborador da Art&Dança.
"Pra entender o amor faço um trato com a fé..."
Ser amigo, companheiro de jornada, admirar, respeitar, amar.
Que teu fazer artístico nunca se esgote e que tu tenha sempre nosso incentivo.
@eduardofmenezes te agradecemos todos os trabalhos, de coração para coração.
Sinto muita alergia de além de tudo ser tua amiga!

Por @pereiracarini

Assista

Live com Mickael Ramos
LIVE COM MICKAEL RAMOS

Nesta live Carini conversa com Mickael Ramos, artista colaborador da Art&Dança.
Preto. Artivista. Amado.
@mickaelramos concentra a parte de cor que me falta. Externaliza o que também corre nas minhas veias. Somos irmãs, irmãos, ir mais...
Te agradeço por ser daqui, de perto, do peito. Artista ícone, versátil que nós admiramos tanto.
Nesses 25 anos de Art&Dança a causa procurou ser a cura, e ouso dizer que foi caminho para o encontro de.
Te agradecemos por nós sermos parte um do outro. Axé para todos teus trabalhos, que eles sejam caminhos escuros que te levem a brilhar cada vez mais. Eu ñ vejo a hora desse jogo virar! Te amo.

Por @pereiracarini

Assista

Live com Wil Freitas
LIVE COM WIL FREITAS

Nesta live Carini conversa com Wil Freitas, artista colaborador da Art&Dança.
Respira fundo. Oxigênio pode ser um bom sinônimo para ele que respira através do corpo e com ele também. Um pesquisador que atravessa sentidos. Encontra espíritos de luz pq eles os cercam.
Assim é como eu vejo o tio @wilcfreitas . O humano ser que ganha forma a Cada novo dia.
Te agradecemos por ser tão exposição de ti e nos colocar em caminhos de pensamentos corpos que flutuam e aterrissam sem paralelos e sim borrados. É sobre isso que queremos falar.
Tio Wil escreve.
Amo tu por compor essa história!

Por @pereiracarini

Assista

Live com Leandro Tossi
LIVE COM LEANDRO TOSSI

Nesta live Carini conversa com Leandro Tossi, artista colaborador da Art&Dança.
Alegria, animação, não têm tempo ruim, assim é o @letossi garoto paizão que adora um futebol, amigos e um pagode.
Te agradecemos Lê, tua presença na Art&Dança é sempre bem vinda. História de amizade, respeito e admiração.
Estamos juntes e não é de hoje! Valeu!

Por @pereiracarini

Assista

 

Live com Débora Duarte e Equipe
LIVE COM DÉBORA DUARTE E EQUIPE

Nesta live, na primeira parte Carini conversa com Débora Duarte, artista pesquisadora da Art&Dança; e na segunda parte, como continuidade deste projeto, elas convidam Roberta Heckler, desenvolvedora do site da Art&Dança, e as duas outras integrantes da equipe deste trabalho, Annada Araújo e Fabiana Saikoski.

Sou suspeita pra falar dessa guria @deduartecampos, ela compila tudo que a gente sonhou de continuidade em Dança. Pela formação, pelo posicionamento, pelo desenvolvimento, pensamento e criação. A criatura vai além. E além de tudo mãe consciente, ciente do seu lugar e principalmente da sua potência.
Hoje recebemos a @robertaheckler desenvolvedora do site, mãe, vibrante, acolhedora de sonhos e transformadora de tempo espaço nesse lugar cyber que nos encontramos.
Chega pra agregar, colaborar, vislumbrar, acreditar @fabianasaikoski mãe em transmutação de si, para além, para nós. Uma anja que dá continuidade a história de Art& nesse lugar acolhedor de artistas independentes. Te agradecemos.
E para compor esse time @araujoannanda mãe que capta todas as intenções por que faz parte de todas elas. Ser artista, ter conceitos nos fazeres e saber muito bem o que quer passar. Designer que dá vida a essa história, pra chegar em vocês com toda carga emocional que vibramos.
A Art&, no feminino, agradece a essas mulheres incríveis que fazem a roda girar e seguem trabalhando com o que elas têm de melhor, elas mesmas!
Só emoção!

Por @pereiracarini

Assista

Linha do Tempo


A fundação da Art&Dança foi realizada por um grupo de amigas em 1996. Maria Inez Velho Colares, mãe de Cristina Colares Pereira (uma das fundadoras), cedeu gentilmente o espaço para o início das atividades culturais. De forma democrática o grupo definiu o nome do novo espaço dedicado a dança que surgia na cidade de Canoas: Art&Dança Espaço Cultural.

1996

1996 a 1999

O Começo

Nara, Inajara e Cris, todas já atuantes na área do mover corporal, começaram a oferecer aulas de diversas modalidades de dança na cidade de Canoas.
Este fazer, marcado pela verdade e dedicação, foi agregando cada vez mais pessoas que sintonizavam com a proposta do espaço cultural que crescia na cidade.
Neste começo da sua trajetória, a Art&Dança Espaço Cultural, oferecia variadas atividades culturais, como aulas de dança de vários estilos, teatro e capoeira.
O envolvimento com a comunidade e com a classe artística é característica marcante da Art&Dança, e desde sua fundação já realizava apresentações e atividades em eventos e festivais regionais.

Assista a live com a Cristina Pereira e saiba mais sobre esta trajetória.

1996



Cristina Colares Pereira e Michele Santana. Festa Art&Dança – World Bar, Canoas

1996

1998

1998

Primeira formação do grupo Art&Dança - 1998
Carini, Tiane, Patrícia, Íngrid, Priscila, Elissa, Vanessa, Karine, Janaina, Kelen

Art&Dança integra o Núcleo Dança Canoas que representa os interesses da classe no Conselho Municipal de Cultura.

1999

2000 a 2003

EXPANSÃO E FORÇA

Aos 17 anos, Carini Pereria, filha de Cristina Pereira e atual diretora da Art&Dança, recebe o convite de Octávio Nassur para integrar a Grupo Street Heart Beat em Curitiba, onde reside nos anos de 2000 a 2004.
Esta mudança de Estado e a vivência em um grupo de dança profissional e nacionalmente conhecido, contribuiu para ampliar o conhecimento na área da dança, além de aproximar os integrantes da Art&Dança de outros artístistas incríveis.
Neste mesmo período a Art&Dança seguia seus trabalhos em Canoas, proporcionando uma sólida formação de bailarinos e criando trabalhos para festivais e eventos, fortalecendo sua identidade artística e cultural.

Assista a live com a Cristina Pereira e saiba mais sobre este período.

2000

2000

2003

2003


Cristina e Andressa na mostra de dança do colégio Rondon.

Experimentação

Cristina Pereira abre as portas de sua casa e da Art&Dança para ser morada de jóvens coreógrafos vindos de outras cidades e Estados. A casa toda vira espaço criativo, e o encontro destes coreógrafos emergentes (Fernando Faleiro, Eduardo Menezes, Mickael Ramos e Wil Freitas) com os bailarinos em formação gera trabalhos intensos na investigação e experimentação cênica.
As coreografias do grupo adulto conquistaram premiações em festivais maiores, a exemplo do prêmio de coreografia destaque para Composição e Tempo do coreógrafo Fernando Faleiro, no Porto Alegre em Dança, maior festival de dança do Rio Grande do Sul, em 2005.

Assista as lives e saiba mais sobre os coreógrafos emergentes e este contexto histórico.

2004 a 2006

2005

Arterices?


Em 2005, ao final de uma apresentação da coreografia Mixo Corpóreo, coreografada por Eduardo Menezes, o grupo de bailarines agradece ao público no tradicional gesto das artes de cena. Este momento foi fotografado, e a foto deu origem à criação do logotipo da Art&Dança, criada por Fernanda Lazzarotto.

2005

2004 a 2009

2004 a 2009

2007 a 2009

Reconhecimento

Desde 2007 o reconhecimento da produção artística ficou evidente com a sequência de premiações no maior festival de dança do mundo, o Festival Internacional de Dança de Joinville. Neste ano o evento que estava comemorando sua 25ª edição. Na primeira vez que a Art&Dança levava seus trabalhos para o evento, inscreveu três coreografias para a mostra competitiva, todas assinadas pelo corógrafo Eduardo Menezes. E todas foram premiadas: Mixo corpóreo (conjunto contemporâneo) e Dança Tocada (solo do referido coreógrafo) receberam premiação de primeiro lugar, e O segundo da fala (duo contemporâneo) interpretado pelo próprio coreógrafo ao lado do bailarino Mickael Ramos, recebeu segundo lugar.
Todas estas premiações concederam a Eduardo Menezes o título de coreógrafo revelação em 2007, fazendo com que a Art&Dança ficasse gravada na “calçada da fama” do festival.

Assista a live com Eduardo Menezes e saiba mais sobre o coreógrafo.

Dança Tocada

O segundo da fala

2007

2008

Translato

Timbres

2008

2010 a 2013

Produção Autoral

Com as produções artística em constante desenvolvimento, os coreógrafos emergentes buscaram novas formas de atuação - além de aulas regulares, workshops, apresentações em evento, participação em festivais - a Art&Dança inicia seus projetos autorais concorrendo em editais de fomento à arte.
Um dos projetos de maior destaque, Consequências do Som, sob direção de Mickael Ramos e Wil Freitas, recebeu o concorrido prêmio de financiamento a dança Rumos Itaú Cultural.
Constituído por uma pesquisa sobre a corporeidade híbrida do hip hop com a dança contemporânea, este trabalho teve vários desdobramentos e participou de eventos em outros municípios e Estados.

Assista as live com Mickael Ramos e Wil Freitas e saiba mais sobre as reflexões artísticas.

2010

2010

Consequência do som parte V

Equalizador

2010

2012

A Art&Dança participou dos debates para formulação do Plano Municipal de Cultura, o qual foi implementado em 2012.

Festivais de Hip Hop



Open Extreme

2013

A Art&Dança é sede da Associação de Dança de Canoas, reconhecida como Ponto de Cultura pelo Governo Federal.

2011

2013

I'm the best

2010 a 2016

2010 a 2016

2014

Take 1

Seguindo as diretrizes do PMC surge a possibilidade de criação do Coletivo de Dança de Canoas, o qual é concretizado via convênio institucional entre a Art&Dança e o Município.

2015

2016


A Art&Dança sempre atuou em constante movimento atualizando-se e dialogando com as novas tendências. Após 11 anos com o mesmo logotipo, em 2016, sentiu-se a necessidade de atualizá-la. A imagem tradicional contava com a silhueta de 8 bailarines, para a atualização o bailarino e designer Pedro Cunha reduziu o número de silhuetas para 5, deixando a logomarca mais objetiva e contemporânea.

2017 a 2021

2017 a 2021

2017

Urbanart

2017

2017 a 2019

AUTORRRECONHECIMENTO

Com 21 anos de existência a Art&Dança se reconhece mais madura, com sua linguagem corporal híbrida mais definida, embasada em experimentações e pesquisas nos diversos trabalhos realizados até então. Os artistas que antes eram pequenos, agora estão grandes e integram a nova geração de coreógrafos e pesquisadores.
Observa-se então a criação de Espetáculos de valorização da sua história, como o Espetáculo 21, o Espetáculo A saudade é doce e o Espetáculo Há se soubessem..., este último integra o projeto Canoas Verão com Art, o qual foi realizado com expressivo êxito.

Assista a live com Carol Fossá e saiba mais sobre a artista da nova geração.

Espetáculo A Saudade é doce

2018

2018

Projeto verão Canoas com Art


Em 2018 surge uma nova proposta de identidade visual para a Art&Dança, desta vez mais minimalista e moderna, a nova arte é assinada pelo bailarino e designer Pedro Cunha. A nova marca da Art&Dança foi intensamente apreciada a ponto de 8 bailarines tatuarem ela na pele (fotografia de Mickael Ramos)!

2018

2018

A revolução será feminista ou não será

ambiente virtual

Com a chegada da pandemia e a necessidade de isolamento, a expressão artística precisa se reinventar para permanecer ativa.
O ambiente virtual se torna uma possibilidade de palco para as artes, espaço em que a Art&Dança já explorava em alguns trabalhos anteriores, e principalmente com a chegada da nova geração que aborda fortemente o diálogo da dança com o áudiovisual, a exemplo dos trabalhos de autoria de Débora Duarte como A Revolução será feminista ou não será.
Outros trabalhos foram criados especificamente em função da pandemia, trazendo mensagens de reflexão pessoal e artística sobre o período que vivemos, como os vídeos Por Hora e Manifesto Ação, e o projeto PerformArtividades Poéticas que realizou 5 edições no formato de lives.
Sensível a este momento, a Art&Dança preparou uma sessão do site exclusiva para os trabalhos realizados para o público online. Confira em Art Online 

Assista a live com Débora Duarte e saiba mais sobre a artista e pesquisadora da nova geração

2020 a 2021

2020

Por hora

2021

Em 2021, a Art&Dança realizou diversas atividades virtuais em comemoração aos 25 anos de história. Uma destas atividades foi o lançamento do Site Oficial da Art&Dança, desenvolvido por Roberta Heckler. Desde então, oficialmente a Art&Dança se compreende como Núcleo artístico de pesquisa e produção em dança hibrida a partir das vertentes do Hip Hop e da dança contemporânea.

A Art&Dança associa-se ao Laboratório Escola de Arte Popular, instituição voltada para a democratização do acesso às artes.

2021

2021

Estamos apenas começando...

Exposição

Para comemorar os 25 anos da Art&Dança preparamos, a partir de um olhar atento e de afeto à nossa trajetória, a Exposição Vozes da Art: 25 anos da Art&Dança.

Uma exposição virtual audiofotográfica, onde as fotos dos bailarines em cena são acompanhadas pela voz dos artistas falando sobre a obra coreográfica observada.

Todas as fotos são de festivais de dança entre os anos de 2005 a 2018, fotografadas por Cláudio Etges, referência em fotografia de dança em cena no RS.
Voz de Stéfanie Telles

O PROJETO MUSEU VIRTUAL ART&DANÇA

Este projeto foi criado com o intuito de realizar o resgate da memória e preservação do acervo cultural e histórico da Art & Dança, atuante desde 1996 em Canoas, bem como expor este material de forma poética e democrática em ambiente virtual de acesso gratuito.

Ações Realizadas

Todas as ações foram realizadas em ambiente virtual em função das necessidades sociais de distância neste período de pandemia.

Via Instagram @art.danca:
12 lives com equipe e artistas que contribuíram com a história da Art & Dança.
3 lives específicas sobre o desenvolvimento do projeto;
8 lives sobre histórias e reflexões acerca do fazer artítico, e lançamento do site oficial da Art&Dança em uma delas.
1 live aberta para todes participares do lançamento oficial do Projeto de Museu Virtual Art&Dança.
48 postagens no feed sobre o desenvolvimento do projeto e a trajetória da Art&Dança.

 Total de visualizações no Instagram: 3.037 visualizações
(IGTVs contabilizados em 14/05)
Via Site www.artdanca.com:
PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NO PROJETO

Contamos com a atuação de 26 profissionais para que este projeto fosse concretizado.

PROJETO MUSEU VIRTUAL ART&DANÇA

Equipe de pesquisa: Carini Pereira, Débora Duarte e Fabiana Saikoski
Produção e curadoria: Carini Pereira e Fabiana Saikoski
Identidade visual: Annanda Araújo
Gerenciamento das redes sociais: Annanda Araújo e Débora Duarte
Assessoria de imprensa: Cláudia Boff - MultiComunicação
Contabilidade: Rogério Vinhola Santos CRC/RS 055346-0/6
Assessoria jurídica: Karen Gonçalves OAB/RS 87.418

EXPOSIÇÃO VOZES DA ART

Fotografias: Cláudio Etges
Curadoria: Fabiana Saikoski
Áudios: Ally Gomes, Andressa Mahmud, Annanda Araújo, Carini Pereira, Carol Fossá, Cristina Pereira, Daniele Bueno, Débora Duarte, Eduardo Menezes, Fernando Faleiro, Gabriela Barcelos, Joana Follmann, Leandro Tossi, Mariana Silva, Mickael Ramos, Stéfanie Telles, Tassiana Rodriguese Wil Freitas.
Identidade visual: Annanda Araújo
Equipe de pesquisa: Carini Pereira, Débora Duarte e Fabiana Saikoski
Equipe de produção: Carini Pereira e Fabiana Saikoski

VÍDEOWORKSHOP

Gravação e edição de vídeo: Adriano Dplay - 7º Setor
Instrutora: Carini Pereira

LIVES

Anfitriã: Carini Pereira
Artistas convidades: Cristina Pereira, Fernando Faleiro, Carol Fossá, Eduardo Bertolletti, Eduardo Menezes, Eduardo Richa, Mickael Ramos, Wil Freitas, Leandro Tossi e Débora Duarte.

SITE

Desenvolvimento do site: Roberta Heckler - Zuck Marketing e Tecnologia

Lei Adir Blanc